A importancia da proatividade para o sucesso profissional

Com o mercado extremamente dinâmico, proatividade passa a ser um requisito fundamental para o sucesso profissional. Mas, o que é ser proativo? Segundo o dicionário, proativo é um adjetivo de quem “Pensa e age antecipadamente; que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver problemas futuros”. Ser proativo, é ter iniciativa, fazer questionamento positivo, ter agilidade e responsabilidade, planejar o que faz e aperfeiçoar-se continuamente.

 

Alguns exemplos de proatividade no ambiente de trabalho:

  1. Antes das reuniões, prever os questionamentos que as pessoas poderão fazer e levantar as informações necessárias para respondê-los.
  2. Ter a capacidade de analisar as situações e imaginar o futuro, o que permitirá tomar as atitudes que ajudarão na ocasião.
  3. Antes que o cliente ligue, o profissional o contata e renegocia o prazo, caso entenda que atrasará a entrega.
  4. Antes que a liderança lhe pergunte sobre o andamento de um projeto, produzir um e-mail apresentando dados da situação.

 

O profissional proativo tem a capacidade de influenciar seu ambiente de trabalho sendo capaz de se adaptar a qualquer mudança. O oposto, pessoas que não têm essa personalidade proativa, apresentam comportamentos diferentes: não conseguem identificar ou aproveitar as oportunidades de mudar as coisas positivamente.

Prontidão, questionamento, comprometimento, antecipação, senso de urgência, iniciativa, agilidade, responsabilidade e consistência descrevem o conceito de proatividade.

O papel do líder no processo de construção da proatividade na equipe é fundamental. A responsabilidade inicial é do líder, e ele tem que ser proativo para dar exemplo. A necessidade de saber engajar as pessoas é frequente.

O líder deve conhecer seus liderados, saber com quem está lidando e saber qual a forma correta de buscar o melhor desempenho de seus colaboradores. Além disto, fazer com que os liderados pensem e busquem resoluções para as situações, busquem informações e se antecipem, é uma boa ferramenta.

A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal.

 

Dicas do RH, a seguir, para ser um profissional proativo:

 

  1. Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência e assertividade.
  2. Crie uma rotina planejada para realizar tarefas; distribua as atividades em importantes e urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar qualquer trabalho.
  3. Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
  4. Questione líderes e RH sobre as mudanças que você está percebendo;
  5. Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los ampliar;
  6. Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento para ter mais facilidade em executa-lo nas próximas demandas;
  7. Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando uma tarefa;
  8. Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação;
  9. Observe e absorva tudo o que acontece a sua volta;